O que vc acharam do blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Baleia


Baleia


A subordem Mysticeti compreende os maiores cetáceos conhecidos, popularmente conhecidos como baleias ou rorquais. Alguns membros da subordem dos Odontoceti também podem ser chamados de baleias, como é o caso da baleia-assassina, a baleia-branca e as baleias-bicudas. A principal diferença entre as duas subordens é que, na Mysticeti, os dentes estão ausentes, sendo substituídos por cerdas de material queratinoso, com a função de filtrar a água e recolher o alimento. As baleias são os maiores mamíferos que vivem no planeta Terra.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Animais em Extinção

Onça Pintada
Aparência.

Já cansamos de ver aquele gato enorme cheio de pintinhas e achamos que onça é sempre igual. Não é não. Primeiro, é um felino mas não é um gato grande, segundo, alguns animais do mesmo tipo também tem desenhos na pelagem.


Preste atenção: o pelo da onça tem manchas espalhadas, vamos chamar essas manchas de rosetas. Elas são de uma cor mais dourada do que o resto do pelo da onça e também têm pontos pretos no meio.

Existem algumas onças que nascem com problemas de pigmentação então são mais escuras, elas são chamadas de onças pretas, mas na verdade, são da mesma família das outras.


Suas unhas ficam guardadas como as dos gatos domésticos e elas as usam para subir nas árvores. São animais grandes e pesados que podem medir até 2,10 e pesar até 110 quilos.


Onde a onça-pintada vive?

As onças vivem nas florestas da América do Sul e da América Central. No Brasil elas são encontradas em 5 dos 6 biomas existentes: Pantanal, Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Floresta Atlântica.


Alimentação?


A onça é o maior mamífero carnívoro do Brasil. Então você já entendeu que ela come carne, ela é uma grande caçadora porque precisa de muita comida, afinal ela é muito grande. Os animais carnívoros caçam para se alimentar e sobreviver, qualquer animal pode ser presa da onça, macacos, antas e até aves e cobras.


Hábitos?


Elas vivem em buracos de troncos caídos, em grutas ou sobem nas árvores para poder descansar em paz.

Elas andam de maneira silenciosa e gostam de caçar à noite. Em locais onde é preciso nadar para ir atrás de alimento, elas nadam.

Na verdade, os homens morrem de medo das onças, só que elas são animais tímidos e só atacam o homem se forem ameaçadas.


Reprodução?


As onças são animais solitários, ou seja, elas só procuram companhia quando é tempo de ter filhotes.

Os filhotes nascem como os gatos, de olhos fechados e muito dependentes e ficam junto da mãe até os dois anos de idade.


Predadores?


O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza de sua pele e também porque a floresta tem sido desmatada pelos fazendeiros para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça se aproxima das fazendas e acaba sendo caçada.


Características?


A onça pintada é um animal muito cauteloso para atacar sua vítima. Desloca se sempre contra o vento e aproxima se silenciosamente, surpreendendo a presa com um salto sobre seu dorso.


1- Apesar de ser um animal muito temido, costuma fugir da presença humana. Mesmo em histórias antigas, são raros os relatos de ataque ao homem. Quando estes ataques acontecem geralmente estão relacionados à defesa de filhotes, de presas recém abatidas ou até mesmo ataques para se defender quando estão sendo caçadas.


2- O território do macho é bem maior do que o da fêmea, podendo ser duas a três vezes maior. Tanto machos quanto fêmeas marcam seus territórios com sinais olfativos urina e visuais arranhões nas árvores.


3- O período de gestação é em média de 100 dias e geralmente nascem dois filhotes, que abrem os olhos cerca de 3 a 13 dias após o nascimento. Os filhotes começam a comer carne por volta dos 75 dias de vida, mas a amamentação continua até os cinco meses. Os adultos podem ficar até uma semana sem comer, mas pode devorar, em um dia, 20 kg de carne.


4- O padrão de pintas das onças é único para cada indivíduo e funcionam como nossas impressões digitais, servindo para identificar cada animal. A onça pintada negra, conhecida como Jaguar negro, é da mesma espécie da malhada. Preste atenção e você verá as mesmas pintadas escondidas sobre o pelo preto. Elas são negras devido a uma variação genética conhecida como melanismo que provoca a concentração da pigmentação preta. Para identificar as manchas é necessário um pouco mais de atenção e condições de luminosidade adequada.




Tucano
Aparência.

É uma ave linda, muito colorida e o que chama mais atenção é o bico enorme o tucano tem cores muito vivas que chamam atenção das fêmeas  Mas, você acha que o bicão dele é pesado? Coitado do tucano, carregar um bico desses? Pelo contrário, o bicão é formado por tecido ósseo dos ossos e esponjoso como uma esponja e portanto é leve embora seja duro.


Dizem que existem mais de 40 espécies de tucanos, o que varia muito é o colorido deles. Se você for procurar na Internet, vai achar muitas lindas fotos e vai achar também os araçari, que são tucanos bem pequenos.


Os tucanos grandes, como o da foto acima que é o tucano toco, são os maiores representantes da espécie. Ele é alaranjado, amarelo e branco, com a mancha preta no bico. Em volta dos olhos é laranja ou amarelo e as pálpebras são azuis. A garganta e o peito são brancos e o resto do corpo de penas negras, sendo que por baixo do rabo tem penas vermelhas. Os pés do tucano são cinza azulados.


Alimentação?


O tucano é bom de bico... Ele gosta de muitas coisas, podem ser frutinhas e sementes, insetos, ovos de outras aves, lagartixas.

Na verdade eles preferem os frutos, para comer eles pegam a frutinha com a ponta do bico, viram a cabeça para cima e deixam a fruta escorregar até a garganta, mas sempre cospem o caroço. Então, o que acontece com o caroço? Vai cair no chão e germinar, nascendo outra planta. É desse modo que o tucano ajuda a preservar a mata.


Habitat?


O Tucano vive nas florestas tropicais da América do Sul, como a floresta amazônica. Também existem tucanos no Pantanal, no Cerrado e eles podem ser encontrados desde as Guianas até o norte da Argentina.


Hábitos?


É um bicho bagunceiro que vive em bandos, o tempo todo os tucanos agitam, gritam, pulam de galho em galho. Gostam de voar sobre os rios, pousar sobre as árvores mais altas.


Para dormir eles colocam a cabeça para trás, o bico fica debaixo de uma das asas e o rabinho fica para frente, por cima do corpo, é uma forma de descansar o bico. Sabia que eles bocejam quando estão com sono?

Eles também adoram tomar banho de chuva. Os índios dizem que quando um bando de tucanos se junta é porque vai chover.
Na floresta são bichos que defendem seu território.


Reprodução?


Olhando para o bico do tucano é que se sabe quem é o macho e quem é a fêmea. O bico do macho é menos curvo, mais estreito e mais comprido.


O casal de tucanos costuma fazer o ninho no oco das árvores altas, mas também usam ninhos abandonados de pica-pau. Podem colocar de 2 a 4 ovos e os pais alimentam os filhotes com o sumo das frutas e insetos. Os filhotes nascem cegos e só saem do ninho com quase um mês de idade.


Predadores?


Seus predadores são águias, falcões, cobras e corujas. Quando atacados, fazem muito barulho porque vivem em bando. Os macacos e as cobras atacam o ninho dos tucanos.


Vamos incluir o homem pois umas das maiores causas de seu desaparecimento na vida silvestre são causados pela destruição de seu habitat e muitas aves morrem devido à contaminação por agrotóxicos, o trafico ilegal dessas aves não é um fator tão relevante em questão a números mas sim uma desculpa para omitir a destruição da nossas florestas, se cada um fizer a sua parte e não comprar o animal ilegal ajudaremos a acabar com essa desculpa que o trafico que acaba com a nossa fauna.




Mico Leão Dourado

Taxonomia e Evolução.


O mico-leão-dourado é do gênero Leontopithecus, grupo monofilético da família Cebidae: há inúmeras classificações que consideram como uma espécie separada no gênero, e outras como subespécie.
A espécie mais aparentada ao mico leão dourado, é o mico leão preto, do qual provavelmente compartilham um ancestral que possuía pelagem escura.

Distribuição geográfica e habitat.

Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal: a Reserva Biológica de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, a qual compõe dois por cento do habitat original da espécie na mata atlântica da Região Sudeste do Brasil. Restam cerca de mil micos-leões-dourados no mundo, a metade dos quais em cativeiro.

Conservação.

Ameaças à população de mico-leão-dourado incluem extração ilegal de madeira, caça, mineração, urbanização e desenvolvimento de infraestrutura e introdução de espécies invasoras. Em 1969, descobriu-se que o número de indivíduos na Mata Atlântica caiu para menos de 150. Em 1975, a espécie foi listada no Appendix I da CITES, categoria dada aos animais ameaçados de extinção que podem ser ou estão sendo afetados pelo tráfico. A espécie foi listada como "em perigo" pela IUCN em 1982, e em 1984 o Smithsonian National Zoological Park e a World Wide Fund for Nature, através da "Golden Lion Tamarin Association", começaram um programa de reintrodução em 140 zoológicos. Apesar do sucesso do programa, a classificação da IUCN subiu para em perigo crítico em 1996. Em 2003 o estabelecimento bem sucedido de uma nova população na Reserva Biológica União permitiu rebaixar a espécie para em perigo,mas com uma advertência de que a extrema fragmentação do habitat pelo desmatamento faça com que a população selvagem tenha pouco potencial para uma expansão territorial adicional. Na tentativa de frear a queda vertiginosa do mico-leão-dourado, vários programas de conservação foram realizados. A intenção é fortalecer a população selvagem e manter uma população cativa segura em zoológicos em todo o mundo. A taxa de sobrevivência dos animais reintroduzidos tem sido encorajadoras, mas a destruição de habitat desprotegido continua.

Coala
O Coala  é uma arbórea herbívoros marsupial nativo da Austrália, e a única sobrevivente representante da família Phascolarctidae .
O coala é encontrado nas regiões costeiras do leste e do sul da Austrália, a partir de Adelaide para a parte sul da Península do Cabo York. Populações também se estendem por distâncias consideráveis ​​interior em regiões com umidade suficiente para sustentar adequados florestas .Os coalas da Austrália do Sul foram em grande parte exterminados durante a primeira parte do Século 20, mas o estado já foi repovoada convido riana estoque. O coala não é encontrado na Tasmânia , o Território do Norte ou da Austrália Ocidental . A partir de 2012 tem havido crescente preocupação sobre o futuro sustentável animais no meio ambiente.

Nomes.

A palavra coala vem do Dharuk gula . Embora a vogal foi originalmente escrito na ortografia Inglês como em grafias como coala ou koolah , foi alterado para possivelmente devido a um erro. A palavra é erroneamente dito significar não bebe


O nome científico do coala gênero , Phascolarctos , é derivado do grego phaskolos bolsa e Arktos urso. Sua espécie nome, cinereus , é latino e significa cor de cinzas.
Apesar de o coala não é um urso,de língua inglês colonos do final do século 18 chamado pela primeira vez que urso de coala, devido à sua semelhança na aparência de ursos. Embora taxonomicamente incorreta, o nome do urso de coala ainda está em uso hoje fora da Austrália seu uso não é recomendado por causa da imprecisão no nome. Outros nomes descritivos Inglês com base em urso ter incluído macaco urso , urso nativo , e árvore urso.

Variação.

Embora três subespécies foram descritas, estas são escolhas arbitrárias de um declínio e não são geralmente aceites como válido. Após Regra de Bergmann , os indivíduos dos climas mais frios do sul são maiores.

Um coala típica do Victorian (anteriormente P. cinereus Victor ) tem mais pele, mais espessa; é um cinza mais escuro, mais suave, muitas vezes com cor de chocolate destaques nas costas e braços, e tem um lado mais proeminente de cor clara, ventral e orelha branca fofa tufos. Típicos e New South Wales coala pesos são de 12 kg para os homens e 8,5 kg para o sexo feminino. Em regiões tropicais e sub-tropicais de Queenslande  , no entanto, o coala é menor (em torno de 6,5 kg (14 libras) para um homem médio e pouco mais de 5 kg para uma fêmea média), um cinza mais claro muitas vezes bastante desalinhado na cor , e tem mais curto, pele mais fina. Em Queensland, o coala foi previamente classificada como a subespécie P. cinereus adustus , e as formas intermediárias nas de Nova Gales do Sul como P. cinereus cinereus . A quarta variante, embora não sejam tecnicamente uma subespécie, é o coala de ouro, que tem uma ligeira coloração de ouro para a pele, como resultado de uma ausência do pigmento melanina, que produz albinismo na maioria das outras espécies de mamíferos. A variação de uma forma para outra é contínua e há diferenças substanciais entre coalas individuais em determinada região, como a cor do cabelo Coalas também pode ter a pele branca, em casos raros, devido a um gene recessivo.
As origens do coala não são claras,embora quase certamente eles descendem de terrestres wombat- como animais. Coala fósseis são muito raros, mas alguns foram encontrados no norte da Austrália datando de 20 milhões de anos atrás. Durante este tempo, a metade norte da Austrália foi floresta . O coala não se especializam em uma dieta de eucalipto até o resfriado climáticas e florestas de eucalipto cresceu no lugar de florestas tropicais. O registro fóssil indica que, antes de 50 mil anos atrás, coalas gigantes habitavam as regiões do sul da Austrália. O coala enche o mesmo papel ecológico como as preguiças do Sul América.


Descrição Física.

O Coala é muito semelhante em aparência ao wombat (seu parente vivo mais próximo), mas tem uma espessa pelagem, orelhas muito maiores, e mais membros. O coala tem grandes garras afiadas para ajudar a escalar troncos de árvores. Peso varia de cerca de 14 kg de um macho grande do sul, a cerca de 5 kg de uma pequena fêmea do norte. O coala de cinco dedos incluem dois polegares opositores , proporcionando maior capacidade de fixação. Os dois primeiros dedos são posicionados em aposição nas patas dianteiras, e os primeiros três dedos para as patas traseiras. O coala é um dos poucos mamíferos (que não primatas ) que possuem impressões digitais. Coala impressões digitais são semelhantes às impressões digitais humanas. Mesmo com um microscópio electrónico, que pode ser bastante difícil de distinguir entre os dois. Os dentes do coala estão adaptados à sua dieta herbívoros, e são semelhantes aos de outras diprotodont marsupiais, como cangurus e wombats. Eles têm afiados incisivos de clip folhas em frente da boca, separados dos dentes do mordente de moagem por uma variedade diastemafórmula dentária para coalas éSuperior: 3.1.1.4, menor: 1.0.1.4.

O coala macho, como muitos marsupiais , tem um pênis bifurcado . A fêmea tem dois laterais vaginas e duas separadas úteros , que é comum a todos os marsupiais.
O cérebro nos ancestrais do coala moderna uma vez encheu toda cavidade craniana , mas tornou-se uma redução drástica nas espécies presentes, uma degeneração suspeito cientistas é a adaptação a uma dieta baixa em energia. Um dos menores marsupiais em com não mais do que 0,2% do seu peso corporal, a cerca de 40% da cavidade craniana é enchido com fluido cerebrospinal , enquanto o cérebro dois hemisférios cerebrais são como um par de enrugadas noz metades no topo do tronco cerebral, em contacto nem uns com os outros, nem os ossos do crânio . Ele é o único animal na Terra com um cérebro tão estranhamente reduzida.
Em geral, é um silencioso, noturno animal, mas os machos têm uma chamada de publicidade muito alto que pode ser ouvido de quase um quilômetro de distância durante a época de reprodução. As fêmeas colher pistas sobre a adequação de um macho como parceiro destas chamadas, mostrando uma preferência por machos maiores. Quando sob estresse, coalas pode emitir um grito alto, que tem sido relatada como semelhante ao de um bebê humano. Há pouca informação confiável sobre a vida de o coala, mas no cativeiro eles foram observados para atingir a idade de 18 anos.


Vida Útil.

As fêmeas atingem a maturidade em 2 a 3 anos de idade, do sexo masculino de 3 a 4 anos. Um coala fêmea saudável pode produzir um ano de cada jovem por cerca de 12 anos gestação é de 35 dias. Gêmeos são muito raros, o primeiro do mundo confirmaram idênticos coalas gêmeos, chamados " Euca e Lyptus, nasceram na Universidade de Queensland . em abril de 1999. O acasalamento ocorre normalmente entre dezembro e março, o Hemisfério Sul o verão.
Um coala bebê é referido como um joey e é calvo, cego e sem orelhas. No nascimento, o joey, apenas 20 mm (0,79 pol) de comprimento, engatinha para a virada para baixo bolsa na barriga da mãe (o qual é fechado por um cordão do músculo, como que a mãe pode apertar à vontade) e atribui-se a um dos dois bicos. Jovem permanecer escondido na bolsa de cerca de seis meses, alimentando-se apenas leite.Durante este tempo eles crescem as orelhas, olhos e pele. O joey então começa a explorar fora da bolsa. Por essa fase, começa a consumir uma pequena quantidade de a mãe e o pai (anteriormente pensado para ser excrementos, mas que agora se vem da mãe ceco ), a fim de inocular o intestino com os micróbios necessárias para digerir folhas de eucalipto. O joey permanecerá com sua mãe por mais seis meses ou mais, andar de costas, e se alimentando de leite e folhas de eucalipto até o desmame é completa em cerca de 12 meses de idade.Mulheres jovens dispersar para áreas próximas, nesse momento, homens jovens muitas vezes ficar na faixa da mãe em casa até que tenham dois ou três anos de idade.

Dieta e Comportamento.


O coala vive quase inteiramente do eucalipto folhas.Isto é susceptível de ser uma adaptação evolucionária que tira vantagem de uma outra forma vazia nicho ecológico , uma vez que as folhas de eucalipto são pobres em proteína , rico em substâncias indigeríveis, e contêm fenólicos e terpenos compostos que são tóxicos para a maioria das espécies. Como wombats e preguiças , o coala tem uma muito baixa taxa metabólica para um mamífero e descansa imóvel por cerca de 16 a 18 horas por dia, dormindo a maior parte do tempo. Coala podem ser agressivos uns com os outros, jogando uma perna dianteira em torno de seu oponente e morder, embora o comportamento mais agressivo leva apenas para disputas breves. Tratamento coalas pode causar-lhes-stress, e a questão da agressão e estresse de manipulação é uma questão política, na Austrália.

Coalas gastar cerca de três de seus cinco horas ativas alimentares. Alimentação ocorre em qualquer altura do dia, mas geralmente durante a noite. Coalas comem uma média de 500 g (18 ) de eucalipto deixa cada dia, mastigando-as com suas poderosas mandíbulas, uma pasta muito bem antes de engolir. O fígado desativa os componentes tóxicos pronto para excreção , e o intestino grosso (especialmente o ceco ) é grandemente aumentado para extrair a quantidade máxima de nutrientes a partir da dieta de má qualidade. Muito disso é feito através de bactérias de fermentação enquanto jovens estão sendo desmamados , a mãe passa essas ajudas digestivas essenciais para sua prole. O coala vai comer as folhas de uma ampla gama de eucaliptos e, ocasionalmente, até mesmo algumas espécies de eucalipto não como Acacia, Leptospermum e Melaleuca . Tem preferências firmes de variedades particulares de eucalipto e essas preferências variam de uma região para outra: no sul Gum Manna , Blue Gum , e Gum Pântano são favorecidos; Grey Gum e Tallowwood são importantes no norte, e o onipresente Gum Rio Vermelho dos pântanos isolados sazonais e cursos de água que serpenteiam por todo o interior seco planícies permite que o coala para viver em surpreendentemente áridas áreas.Muitos fatores determinam qual das 680 espécies de árvores de eucalipto, o coala come. Entre árvores da sua espécie favorita, no entanto, o principal fator que determina que árvores individuais, o coala escolhe é a concentração de um grupo de toxinas chamadas fenólicos formila da compostos floroglucinol. Pesquisas sobre coalas por donas de 13 parques de vida selvagem e zoológicos em Nova South Wales mostram que o grupo mais preferido de Eucalyptus folhagem tinha o menor teor de taninos condensados.

Estado de Conservação.

O governo australiano inclui atualmente o coala como uma espécie prioritária para a avaliação do estado de conservação. Estimativas do governo dos números coala nacionais de população na ordem das centenas de milhares, embora outros estudos estimam que tão poucos como 80 mil coalas na natureza. A Fundação coala australiano em 2008 estimada existem cerca de 100 mil coalas na natureza.

Como a maioria dos animais nativos da Austrália, o coala não pode legalmente ser mantido como animal de estimação na Austrália ou em qualquer outro lugar. As únicas pessoas que têm permissão para manter os coalas são cuidadores da vida selvagem e, ocasionalmente, os cientistas de pesquisa.Estes indivíduos são emitidos com licenças especiais para cuidar de coalas, mas tem que devolvê-los à natureza quando elas são ou bem o suficiente, ou, no caso de joeys, idade suficiente.

O IUCN lista a espécie como pouco preocupante. Em abril de 2012, foi anunciado que os coalas em NSW, Queensland e da ACT será classificada como vulnerável sob uma listagem protegida pelo Ministro Federal do Meio Ambiente do governo australiano Tony Burke. Não tem havido um declínio ainda mais pesado na população coala na natureza em 2012. Isto é devido À destruiçaõ de grande escala contínua de mata nativa para a habitação e outros desenvolvimentos urbanos, com consequente perda de coala habitat, aumento de ataques de cães e aumento do tráfego, bem como doenças e mudanças climáticas. Isso está causando um grande número de mortes coala na natureza, levando a coalas sendo listadas, por parte do Governo Federal da Austrália, como uma espécie ameaçada. Em agosto de 2012, o coala também tem sido descrito como uma espécie em extinção.

O governo dos EUA declarou que o coala uma espécie ameaçada.
O coala habita quatro estados australianos. Nos termos da legislação estadual, a espécie está listada como:
  • Queensland: Listada como vulnerável
  • Nova Gales do Sul: Listada como vulnerável
  • Território da Capital da Austrália: Listada como vulnerável
  • Sul da Austrália: classificados como raros embora a população em Kangaroo Island está prosperando
  • Victoria: A população coala em Victoria foi considerado grande e próspera , de acordo com um artigo que foi revisto pela última vez em 29 de outubro de 2007. Infelizmente, o conjunto de genes é muito limitado, o que significa que os coalas vitoriana também estão em risco com as mudanças ambientais.
O coala foi caçado quase à extinção no início do século 20, em grande parte por sua pele. Milhões de peles foram negociados para a Europa e os Estados Unidos, e a população não se recuperou totalmente de tais dizimações. Cullings extensos ocorreu em Queensland em 1915, 1917, e novamente em 1919, quando mais de um milhão coalas foram mortos com armas, venenos e laços. O clamor público sobre as cullings foi provavelmente o primeiro em larga escala questão ambiental que reuniu Australianos.  Apesar do movimento crescente para proteger as espécies nativas, a pobreza provocada pela seca de 1926-28 levou a outra 600 mil coalas sendo mortos durante um mês estação aberta em agosto de 1927.

Hoje, habitat perda e os impactos da urbanização (como ataques de cães e acidentes de trânsito) são as principais ameaças à sobrevivência do coala. Nos últimos anos, algumas colônias foram duramente atingidos pela doença, especialmente clamídia. 2011 inquéritos realizados em Queensland mostram que a clamídia causou sintomas em pelo menos 50 por cento da população coala.Chlamydia de coalas não é a mesma que a forma humana, mas pode causar cegueira, infecções respiratórias a todos os coalas e infertilidade das fêmeas coalas. Além disso quase todos os coalas em Queensland estão infectadas com o retrovírus coala que suprime o sistema imunológico do coala e interfere com a sua capacidade de lutar contra a clamídia. O coala requer grandes áreas de floresta, saudável conectado e vai viajar longas distâncias ao longo dos corredores de árvores em busca de um novo território e companheiros. O aumento da população humana das partes costeiras do continente continua a cortar esses corredores através do desenvolvimento agrícola e residencial, silvicultura e construção de estradas, assim marooning colônias coala em diminuir as áreas de mata. A viabilidade a longo prazo do coala é, portanto, ameaçado pela fraqueza genética carece de fontes.O Austrálian Coala Foundátion é a principal organização dedicada à conservação do coala e seu habitat, mapeando 40,000 km 2 (15.000 mi) de terra para o habitat coala e alegando fortes indícios de que as populações de coala selvagens estão em sério declínio em todo natural da espécie alcance. Conselhos locais em crescendo áreas urbanas com populações coala que estabeleceram ou estão em processo de criação de sobreposições de planejamento e controles para preservar o habitat de coalas incluem os conselhos vitorianos de Cidade de Ballarat, Macedon Ranges Shire e Glenelg Captação Hopkins autoridades de gestão, bem como os conselhos de Queensland Moreton Bay Conselho Regional e Conselho Redland Shire.


Embora a espécie cobre uma grande área, apenas partes de habitat coala permanecem. Atualmente, muitos habitats são perdidos para as ervas daninhas, de apuramento para a agricultura,ou esculpidas por desenvolvedores. Outras ameaças vêm da exploração madeireira, a má gestão, os ataques dos selvagens e domésticos animais, doenças e estradas.

Arara Azul
A arara azul grande Anodorhynchus hyacinthinus, também chamada arara jacinto, araraúna, arara preta e araruna, é uma ave da família Psittacidae que vive nos biomas da Floresta Amazônica e, principalmente, no do Cerrado. Possui uma plumagem azul com uma pele nua amarela em torno dos olhos e fita da mesma cor na base da mandíbula. Seu bico é desmesurado, parecendo ser maior que o próprio crânio. Sua alimentação, enquanto vivendo livremente, consiste de sementes de palmeiras cocos, especialmente o licuri.

Etimologia.

Arara é oriundo do tupi arara. Jacinto é uma referência à flor homônima, também de coloração azul. Araraúna e arara una são oriundos do tupi arara una, que significa arara preta, arara escura.

Descrição.

Essa arara torna-se madura para a reprodução aos três anos e sua época reprodutiva ocorre entre novembro e janeiro. Nascem dois filhotes por vez e a incubação dura cerca de trinta dias. Depois que nascem, as araras-azuis-grandes ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob o cuidado dos pais, até se aventurarem no primeiro voo. A convivência familiar dura até um ano e meio de idade, quando os filhotes começam a se separar gradativamente dos pais.
Esta espécie ainda é avistada em três áreas brasileiras e em pequenas partes do território boliviano. A Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção proíbe sua venda, mas a arara azul grande é popular no comércio ilegal de aves.


Urso Panda 
Alguns fatores tem contribuído significativamente para que diversas espécies de animais entre em processo de extinção, tal como o urso panda gigante. Chegando a medir cerca de aproximadamente 1.5 de comprimento, e podendo pesar até 150 quilos, o urso panda gigante possui características específicas, tal como sua pelagem que mescla entre os tons de preto e branco.

Os ursos-pandas são carnívoros, porém se alimentam principalmente de brotos de bambu e de folhas. Os principais fatores que tem contribuído para que essa espécie entre em extinção são às mudanças climáticas, desmatamento e queimada dessa maneira destruindo seu do habitat natural dessa e de outras espécies de animais.




Além disso o urso-panda está em processo de extinção porque essa espécie possui baixa natalidade e alta mortalidade infantil. Pois geralmente os filhotes morrem precocemente devido a sua fragilidade, pois os mesmos nascem pesando cerca de 100 gramas e medindo cerca de 10 centímetros.

Devido a essa fragilidade alguns incidentes são fatais para os filhotes de urso panda, como por exemplo o sobrepeso que a mãe pode colocar sobre o filhote ao tentar acaricia-lo. O urso panda gigante é encontrado no Sul da China, e devido a grande ameaça de extinção algumas instituições e ONGs chinesas tem trabalhado de forma insensata para tentar preservar essa espécie, revertendo o quadro de ameaça de extinção.

Classificação Científica do Urso Panda:
Filo: Chordata
Reino: Animalia
Ordem: Carnivora
Classe: Mammalia
Família: Ursidae
Subfamília: Ailurinae
Gênero: Ailuropoda
Espécie: Ailuropoda melanoleuca.




Urso Polar
O urso polar é um animal tipico de regiões muito frias e com concentração de uma pequena camada de gelo por onde pode observar sua presa, a maior concentração dos ursos polares está no Alasca, Circulo Polar Ártico, Canadá o urso polar está ameaçado em extinção pelo fato que o seu habitat natural está sofrendo grandes mudanças climáticas por conta do aquecimento global, sua área de existência está começando a descongelar e se tornando um lugar não muito frio como são acostumados a viver.

O urso polar tem uma beleza exuberante, atualmente uma das espécies mais ameaçadas em extinção do Planeta pois sobrevive apenas nos lugares que contém camada de gelo praticamente o ano todo, o urso polar se alimenta de peixes, focas e qualquer outro animal que não seja semelhante ao lobo o urso polar um animal extremamente carnívoro, o urso é um ótimo nadador por conta do formato de suas patas sua época de acasalamento ocorre em outubro nasce por gestação apenas 3 filhotes no máximo a sua reprodução dificulta sua existência e acaba tornando uma especie de pouco conhecimento e facilita ser ameaçada em extinção.

Um animal que vive em grupos de aproximadamente cinco ursos, já houve registros de ataques aos Humanos porém foi a única forma que achou de se proteger dos ataques dos Homens ao caça-los , esses animais cuidam dos filhotes ate aos três anos de vida após essa idade eles saem para ter sua vida reprodutiva longe dos pais, um dos animais que mais chama atenção do Ser Humano pela sua beleza e por ser um animal paciente com a característica forte quando se trata de ser ameaçado pelo Homem ou por animais, temos que começar a pensar na sobrevivência desse animal quando não houver mais países que possuem gelo e o aquecimento global tomar de conta do Planeta Terra dessa forma não vai ser apenas os animais que estarão sofrendo com essas grandes modificações climáticas mas nós Seres Humanos estamos vendo o reflexo do que fizemos com a natureza.



Tartaruga Marinha

A tartaruga marinha está ameaçada de extinção por conta da perseguição do homem, a caça dessas tartarugas ainda ocorre com muita frequência porém não é apenas a caça por tartarugas marinhas que estão tornando elas extintas mas a poluição dor mares com petróleo, garrafa pet, plásticos e entre outros faz que esses animais marinhos se tornem extintos em tão pouco tempo.

Essas tartarugas tem uma beleza exuberante como podemos perceber esse é um dos motivos que levam as tartarugas a serem ameaçadas em extinção, por chamar muita atenção ela é um alvo de pescadores e de pessoas que a matam para pegar os ovos que elas desovam nas areias da praia esses ovos servem apenas como objetos de decorações quando estão ocos por dentro.

Existem aproximadamente sete especies de tartarugas marinhas e todas elas estão ameaçadas em extinção, existe um projeto que luta pela preservação das tartarugas marinhas em seu habitat natural, a maioria das tartarugas não chegam a idade adulta e são mortas por pescadores ou por pessoas que apenas pegam seus ovos, esses motivos levam a perceber que o Ser Humano não tem limites e que acima de tudo só pensam neles mesmos, devemos colocar em nossas mentes que a preservação das tartarugas marinhas será de grande importância a nós Humanos e a natureza.




Jaquatirica
A jaguatirica por ser um animal que chama bastante atenção ele se torna um predador de onde vive, animal extremamente carnívoro que se alimenta de aves, coelhos e pacas, um animal de atos noturnos com agilidade para fazer suas presas fáceis um bom banquete para sua alimentação a jaguatirica nada e sobe em árvores facilmente quando estão atras de alimentos e quando se sente ameaçados por animais ou pelo Ser humano.

Esse animal está sendo ameaçado em extinção por alguns motivos como a caça do homem e por desmatamento do seu habitat natural isso ocorre quando o homem passa a pensar mais na sua própria sobrevivência do que nos animais sendo que cada ser vivo precisa da existência do outro para sobreviver em mundo tão desigual, a maior procura pela jaguatirica é a retirada de sua pele que serve como fabricação de artigos de luxo como: Bolsas, sapatos e casacos de pele.

O incrível que a jaguatirica é um animal muito bravo e desconfiado de tudo e de todos mas mesmo assim ela é um dos principais alvos do Ser Humano e quando se trata de proteger seus filhotes ela mostra realmente quem ela é ataca sem pensar duas vezes, a jaguatirica só aceita que o macho entre no seu território na época de acasalamento pois elas são inteiramente responsáveis pelos filhotes até achegarem na idade adulta pra começar a caçar sozinhos.




Ararajuba
Pela intensidade da cor e o esplendor da plumagem, a ararajuba Guaruba guarouba- Psittacidae-Aves é uma das mais belas aves brasileiras. Sua beleza, porém, é um dos motivos que a coloca sob ameaça . Ao lado dos desmatamentos, a caça pelo homem, que a considera um dos mais cobiçados troféus do mercado ilegal de aves, tem sido responsável pelo desaparecimento de grande quantidade de exemplares.

Espécie endêmica da região amazônica, com penas amarelo-douradas em todo o corpo, à exceção das extremidades das asas, que são verdes, a ave sofre diretamente com a ação dos traficantes.

As populações dessa espécie, assim como todas as outras do grupo, vêm sofrendo ameaças de extinção, devido a bela coloração que apresentam, por serem facilmente domesticáveis e por apresentarem disposição em imitar a voz humana, além de suas penas serem também utilizadas em ornamentos, oferecendo mais um risco a essas aves. Pelo fato de serem sensíveis às modificações ambientais (desmatamento, retirada seletiva de madeira, etc.), a espécie sofre desequilíbrio, quando ocorrem alterações na estrutura da floresta.HOYO et all, 1996.



A Ararajuba tem o tamanho médio de 34-36 cm e pesa de 200 a 300 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual aparente. Apesar de viver em árvores de 20 a 30 metros de altura, a ararajuba também não está livre da ação dos predadores naturais, entre os quais alguns macacos, tucanos e cobras que atacam ninhos para devorar ovos e filhotes. (CORBORN, 1991).

O perigo de extinção
Entre as metas estabelecidas pelos especialistas, está a criação imediata de uma unidade de conservação em local próximo a Belém (PA). O Centro de Endemismo, com cerca de sete mil quilômetros quadrados, abrigaria pelo menos dez espécies de aves ameaçadas de extinção na Amazônia, inclusive a ararajuba. Para os estudiosos, isso seria suficiente para se estabelecer no local uma unidade de conservação de uso restrito.

Outras duas unidades desse tipo deveriam ser criadas no sudeste do Amazonas, uma próxima à fronteira com a Rondônia e, outra, na região conhecida como Terra do Meio, também no Pará. Para os pesquisadores, a conservação dessas áreas é vital para o futuro da ararajuba.



Bicho Preguiça
A preguiça, também chamada bicho-preguiça, aí, aígue e cabeluda, é um mamífero da ordem Xenarthra anteriormente chamada de Edentata ou Desdentada, a mesma dos tatus e tamanduás, pertencente à família Bradypodidae preguiças com três dedos ou Megalonychidae preguiças com dois dedos.

Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia a embaúba, conhecida, por isto, como árvore-da-preguiça.

De hábitos solitários, a preguiça tem, como defesa, sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a preguiça utiliza-se de dentes que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de catorze horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução, dá apenas uma cria. Apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades fisiológicas. O seu principal predador é a onça-pintada.

Etimologia?

Preguiça e bicho-preguiça são termos que remetem ao comportamento extremamente lento do animal. Aí e aígue são oriundos do vocábulo tupi a'í, de origem onomatopaica.

Classificação?


As preguiças modernas se dividem em dois gêneros: Bradypus, as preguiças de três dedos e Choeloepus, as preguiças de dois dedos. O número de dedos varia somente nas patas anteriores. Ambos os gêneros apresentam nas patas traseiras três artelhos. Apesar de terem modos de vida e aparências semelhantes, as preguiças não são parentes próximas. As do gênero Bradypus se aproximam mais dos membros da família Megaterídeos, enquanto as Choloepus pertencem aos Megaloniquídeos.


Espécies?


Família Bradypodidae:três dedos 

Bradypus variegatus
Bradypus tridactylus
Bradypus torquatus
Família Megalonychidae:dois dedos 
Choloepus hoffmanni
Choloepus didactylus
Inclui também algumas espécies extintas de preguiça gigante.


Distribuição Geográfica?

As preguiças vivem apenas nas matas do continente americano e estão divididas em seis espécies diferentes, que podem ter dois ou três dedos nas patas anteriores.

Apesar de ocuparem o mesmo nicho ecológico, dificilmente se verifica a presença dos dois gêneros em uma mesma área.

No Brasil, existem as seguintes espécies de três dedos:
Preguiça comum B. variegatus que também é encontrada de Honduras ao norte da Argentina e todas as florestas do Brasil.
Preguiça de bentinho B.tridactylus que também vive na Venezuela, Bolívia, Rio Orinoco, Guianas
Preguiça de coleira B. torquatus que vive somente nos nos trecho da Mata Atlântica que vão do Rio de Janeiro ao sul da Bahia, sendo esta a espécie mais ameaçada de extinção.

Em 2001, foi descoberta uma nova espécie no Panamá: a preguiça anã B. pygmaeus.

A preguiça de dois dedos Choloepus didactylus é encontrada da América Central até São Paulo, no Brasil.

A preguiça real Choloepus hoffmanni vive nas florestas tropicais, desde a Nicarágua até o Brasil Central.


Aparência?


São animais de porte médio cerca de 3,5 a seis quilogramas quando adultas, de coloração geral cinza, tracejada de branco ou marrom ferrugem, podendo ter manchas claras ou negras. A pelagem pode parecer esverdeada graças às algas que se desenvolvem na sua pelagem e que servem de alimento para as lagartas de determinadas espécies de mariposa, que vivem associadas aos bichos preguiça.

O pelo cresce em sentido diferente dos demais mamíferos, isto é, cresce do ventre em direção ao dorso. Essa adaptação se dá ao fato da preguiça passar quase o tempo todo de cabeça para baixo, o que ajuda a água da chuva a correr sobre o corpo do animal.

Possuem membros compridos, corpo curto, cauda curta e grossa, adaptados para o seu modo de vida sempre pendurados em galhos da copa de árvores altas.

Possuem de oito a nove vértebras cervicais, o que lhes possibilita girar a cabeça 270 graus sem mover o corpo. Seus movimentos são sempre muito lentos e costumam dormir cerca de catorze horas por dia, por isso receberam o nome.

A sua temperatura corporal é sempre muito próxima à do ambiente, sendo por isso considerados animais homeotérmicos imperfeitos.



Dieta?


As preguiças alimentam se de folhas novas de um número restrito de árvores, dentre as quais se conhecem a embaúba, a ingazeira, a figueira e a tararanga. O estômago dos bichos preguiça é um tanto semelhante ao dos animais ruminantes, pois é dividido em quatro compartimentos e contém uma rica flora bacteriana, que permite a digestão inclusive de folhas com alto teor de compostos naturais tóxicos.

Os dentes das preguiças não têm esmalte, por isso só se alimentam de brotos e folhas. Estão sempre crescendo devido ao contínuo desgaste. Por não ter incisivos, a preguiça parte as folhas usando seus lábios duros.

Podem também se nutrir lambendo as algas que crescem em seus pêlos.

As preguiças nunca bebem água pois a quantidade que elas necessitam para viver é absorvida do próprio alimento, através das paredes intestinais, durante o processo de digestão.


Reprodução?


A gestação da preguiça dura quase onze meses. O recém-nascido mede de vinte a 25 centímetros e pesa de cerca de 260 a 320 gramas. As fêmeas dos bichos preguiça carregam o filhote nas costas e ventre durante aproximadamente os nove primeiros meses de vida. Durante esse período, a mãe protege o filhote, enquanto ele se prepara para sobreviver sozinho no ambiente da mata.

A expectativa de vida para uma preguiça varia de trinta a quarenta anos.


Hábitos?


Preferem viver em árvores altas, com copa volumosa e densa e muitos cipós, onde se penduram usando as garras que, embora possam parecer assustadoras, praticamente não servem para nenhuma defesa, devido à lentidão dos seus movimentos. Graças a essa lentidão, à sua coloração e ao fato de permanecerem na copa de árvores muito altas, é muito difícil enxergar as preguiças na mata. Mesmo assim, elas têm predadores naturais, como a Harpia, as onças e algumas serpentes.

Várias espécies de besouro e ácaro se alimentam das fezes das preguiças e usam esses animais principalmente como transporte forésia.

Urinam e defecam apenas a cada sete ou oito dias, sempre no chão, próximo à base da árvore em que costuma se alimentar. Com isso, há uma reciclagem dos nutrientes contidos nas folhas ingeridas pelo animal, que são parcialmente devolvidos à árvore através dos seus dejetos.

Apesar de lentas em terra, as preguiças são excelentes nadadoras.


Status de Conservação?


Atualmente, o principal predador desses animais é mesmo o homem, que as comercializa em feiras livres e nas margens de rodovias. A ação do homem sobre esses animais tem sido muito facilitada, nos últimos tempos, pela acelerada fragmentação e destruição das matas, o que leva as preguiças a se locomoverem desajeitadamente pela superfície do solo, de uma ilha de mata para outra, em busca de sobrevivência, ficando totalmente expostas à caça e à captura.

A preguiça de três dedos é muito procurada como animal de estimação. Contudo, seu metabolismo lento e adaptado as condições de vida na floresta mostra se extremamente vulnerável a doenças, causando uma alta mortalidade entre animais em cativeiro.

Graças ao seu temperamento agressivo e a seus caninos afiados, a preguiça de dois dedos não é valorizada como bicho de estimação.

Devido a seu habitat limitado à copa das árvores, e a seus hábitos alimentares especializados, a preguiça é muito afetada pela diminuição das florestas tropicais. Estima se que venha a ser espécie ameaçada em futuro próximo.

No Brasil, ocorrem todas as espécies de preguiças de três dedos, estando o B. torquatus restrito à Mata Atlântica.




Gorila
Os gorilas são mamíferos primatas pertencentes ao género Gorilla, endémicos das florestas tropicais do centro da África. O fato de compartilharem 98% 99% do DNA com os seres humanos faz dos gorilas um dos parentes vivos mais próximos, logo depois dos bonobos e chimpanzés. O Gorila é o maior dos primatas atualmente existentes.

Os Gorilas vivem em florestas tropicais ou sub tropicais. Apesar da sua área de distribuição abranger apenas uma pequena percentagem de África, os gorilas distribuem se por numa grande variedade de altitudes. Os Gorilas de montanha Gorilla beringei beringei habitam as florestas montanhosas do Albertine Rift, existendo entre os 2.225 até aos 4.267 m. Os Gorilas do ocidente moram em florestas densas e pântanos das terras baixas e marisma até ao nível do mar


Etimologia?


O médico e missionário estadunidense Thomas S. Savage descreveu o gorila do ocidente pela primeira vez na altura como o nome Troglodytes gorilla em 1847 a partir de espécimes obtidos em Libéria.

O nome deriva da palavra grega tranliterada Gorillai uma tribo de mulheres peludas descrita por Hannon, o Navegador, um navegador cartaginês e possível visitante cerca de 480 a.C. à área da actual Serra Leoa. Na sua viagem, Hannon encontra o que considera serem pessoas selvagens e peludas numa ilha da costa ocidental africana. Três fêmeas foram capturadas e as suas peles levadas para Cartagena.


Fisiologia?


Um gorila adulto mede entre 1.4 e 2 metros de altura quando de pé, o macho pesa entre 140 e 300 kg e a fêmea que é bem menor pesa entre 70 e 110 kg. O gorila é o maior primata vivo que existe. É capaz de levantar até 2 toneladas com os dois membros anteriores.

Os gorilas, geralmente, se locomovem em quatro patas. As suas extremidades anteriores são mais longas que as posteriores e semelhantes a braços, ainda são utilizadas também como ponto de apoio ao caminhar.

A estrutura facial do gorila é denominada de mandíbula protuberante, já que ela é muito maior que o maxilar.

A gestação dura oito meses e meio e normalmente a próxima gestação só ocorre três ou quatro anos depois o nascimento, tempo este que os filhotes convivem com a mãe. A maturidade sexual é atingida entre 10 e 12 anos pelas fêmeas e entre 11 e 13 anos pelos machos, podendo ser modificados estes anos com a vivência nos cativeiros. E a esperança de vida oscila entre os trinta e cinqüenta anos, o record nesta categoria está com um gorila dum zoológico da Filadélfia que morreu aos 54 anos.

Sua dieta alimentar é, em grande parte, herbívora, uma vez que alimentam se de frutas, folhas, brotos, mas também os insectos compõem menos de 2% do seu cardápio.

Todos os gorilas compartilham o mesmo tipo sangüíneo, o tipo B, e assim como os humanos, cada indivíduo possui uma impressão digital única.


Estado de conservação?
Ambas espécies de gorila estão em perigo de extinção, e têm sido sujeitas a intensa caça furtiva. Ameaças à sobrevivência dos gorilas incluem destruição de habitat e ao mercado de carne de caça. Em 2004, uma população de algumas centenas de gorilas no Odzala National Park, na República do Congo foi essencialmente devastada pelo vírus ébola. Um estudo de 2006 publicado na revista Science concluiu que mais de 5000 gorilas podem ter morrido devido a surtos recentes do Ébola na África central. Os investigadores indicaram que isto em conjunção com a caça comercial cria uma "receita para uma extinção ecológica rápida. Esforços de conservação incluem o Great Apes Survival Project, uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a UNESCO; e ainda um tratado internacional, chamado Gorilla agreement em inglês, concluído sob o auspício da Convenção sobre Espécies Migratórias O Gorila Agreement é o primeiro instrumento legal apontado exclusivamente à conservação do gorila e entrou em funcionamento em 1 de Junho de 2008.

Em Agosto de 2008, um estudo da Wildlife Conservation Society, anunciou a existência de uma população previamente desconhecida nas florestas do Congo, o que duplicou o número de gorilas conhecidos na natureza para cerca de 125.000.


Evolução e Classificação?

Do mesmo modo que a ciência, os estudos taxonômicos acerca dos gorilas não estão estabelecidos definitivamente. Isso pode ser percebido com o fato de até recentemente ser considerada a existência de três espécies de gorila: o gorila-do-ocidente das terras baixas, o gorila-do-oriente das terras baixas e o gorila-das-montanhas. Actualmente há consenso que há duas espécies com duas subespécies cada. Entretanto, correntes mais recentes afirmam a existência de mais uma subespécie, a qual pertenceria a Gorilla beringei, localizada na população de gorilas das montanhas de Bwindi, que é, por vezes, chamado de gorila-de-indi.

Os taxonomistas e primatologistas, além doutros cientistas da área, continuam estudando as relações entre as espécies de gorilas, e de acordo com o consenso atual e sua publicação mais recente (Primate Taxonomy, Colin Groves 2001 ISBN 1-56098-872-X) lista duas espécies reconhecidas, cada qual com duas subespécies:


Género Gorilla
Gorila-do-ocidente Gorilla gorilla
Gorilla gorilla gorilla
Gorilla gorilla diehli
Gorila-do-oriente Gorilla beringei
Gorila-das-montanhas Gorilla beringei beringei
Gorilla beringei graueri

Os parentes mais próximos dos gorilas são chimpanzés e humanos, que se separaram dos gorilas à cerca de 7 milhões de anos. Genes humanos diferem na sua sequência em apenas 1,6% em média dos genes de gorila correspondentes, mas há diferenças adicionais no número de cópias que cada gene tem.

Inteligência?


Mais informações: Inteligência em primatas, Linguagem animal.

Os gorilas são aparentados aos humanos e são considerados altamente inteligentes. Alguns indivíduos em cativeiro, tais como a Koko, aprenderam alguns sinais da linguagem gestual.

Em pesquisa publicada na Biology Letters, foi descrito um comportamento entre gorilas filmados em um zoológico semelhante ao de crianças brincando de pega-pega.


Uso de ferramentas

As seguintes observações foram feitas por uma equipa liderada por Thomas Breuer da Wildlife Conservation Society em Setembro de 2005. Os gorilas são conhecidos por usarem ferramentas na natureza. Uma gorila fêmea do Nouabalé-Ndoki National Park na República do Congo foi gravada a usar um pau para determinar a profundidade da água enquanto atravessava um pântano. Uma segunda fêmea foi vista a usar um toco de árvore como uma ponte e também para a suportar enquanto pescava no pântano. Isto quer dizer que todos os hominídeos são agora conhecidos por usar ferramentas.

Em Setembro de 2006, um gorila com dois anos e meio da República do Congo foi descoberto por usar pedras para abrir frutos de palmeira dentro de um santuário de caça. Enquanto que esta foi a primeira observação do género para um gorila, há quarenta anos atrás os chimpanzés já tinham sido observados a usar ferramentas na natureza, a 'pescar' térmitas. Os hominídeos não-humanos são dotados de um "agarrar" semi-preciso, e são capazes certamente de usar quer ferramentas simples como até armas, improvisando um taco a partir de um ramo caído.


Distribuição Geográfica?

Os gorilas vivem na zona equatorial da África, e as duas espécies estão separadas por 750 km de distância.

O gorila-ocidental vive numa área de cerca de 710.000 km² que compreende partes da Nigéria, Camarões, República Centro-Africana, Guiné Equatorial, Gabão, República do Congo, Angola e a extremidade ocidental da República Democrática do Congo. Enquanto que o gorila-oriental habita uma zona restrita com cerca de 112.000 km² que compreende a extremidade oriental da República Democrática do Congo, da Uganda e Ruanda.


Referências Culturais?
Os gorilas são e foram bastante representados e lembrados em produções artísticas, entre elas as mais conhecidas são os filmes de King Kong, além de exemplos como Planeta dos macacos, Scorporilla (uma mistura de Escorpião e Gorila que aparece nos jogos Crash of the Titans e Crash Bandicoot: Mind Over Mutant) e Donkey Kong.


Curiosidades?

Baseado na transliteração da palavra grega, as denominações para os membros dessa espécia não mudaram muito, são bastantes parecidas. Basta comparar e perceber: Gorilla (em alemão), gorila (em espanhol), gorilo (em esperanto), gorille (em francês), gorila (em galego), gorilla (em inglês), gorilla (em italiano), gorilla (em neerlandês), goryl (em polonês), gorila (em português), entre outros.



Chimpanzé
O termo chimpanzé aplica-se aos primatas do gênero Pan, da família Hominidae, subfamília Homininae, com duas espécies conhecidas: os chimpanzés-comuns (Pan troglodytes) e bonobos (Pan paniscus).

Estudos apontam que os chimpanzés são parentes próximos dos seres humanos na evolução; eles se separaram do tronco do ancestral comum por volta de 4 a 7 milhões de anos atrás, e ambas as espécies compartilham 98 99,4% de DNA. Como o homem, o chimpanzé consegue reconhecer a própria imagem no espelho, (capacidade que poucos animais apresentam). Também são capazes de aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais.

Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental. Estima-se que no início do século XX havia aproximadamente dois milhões.


Características?

O Chimpanzé (Pan troglodytes) é um primata que faz parte da família Hominidae, possuindo uma semelhança genética de mais de 99% com os humanos. De acordo com o seu sexo, a espécie pode atingir até 1,70 metros de altura e pesar até 100 kg. A sua negra coloração modifica-se conforme uma idade mais avançada, para uma cor acizentada.

Os Chimpanzés vivem em grupos que podem variar de cinco até mais de cem indivíduos, aquando no seu estado natural. Contudo, as fêmeas possuem hábitos mais solitários, passando a maior parte do tempo sozinhas. Nestes grupos os machos são dominantes sobre as fêmeas, assim como sobre os machos mais jovens.

São animais de hábitos diurnos, terrestres e arborícolas. Costumam-se locomover pelo solo, no entanto tem o preferência a se alimentarem sobre as árvores, durante o dia. Estes são primatas quadrúpedes, ou seja, locomovem-se utilizando os pés e as mãos, simultaneamente, para andar e correr, além de serem capazes de escalar, pular e ficarem suspensos. Além disso, ocasionalmente, podem se movimentar de forma bípede, tal como os humanos. Geograficamente estão distribuídos nas florestas e matas secas de savana, e nas florestas tropicais de áreas baixas até áreas montanhosas, superiores à 3000 metros de altitude, na região central do continente africano.

Os chimpanzés possuem uma alimentação bem variada, sendo as frutas o principal alimento de sua dieta, porém também consomem folhas, flores, sementes e, ainda, pequenos animais, como alguns pássaros, formigas, cupins, vespas e algumas larvas.

Estes animais, aparentemente, possuem culturas diferentes, dependendo da região em que vivem, assim como os humanos, e são capazes de ensiná-las de uma geração para outra. Entre tais ensinamentos estão, por exemplo, técnicas para extrair cupins de seus cupinzeiros, utilizando-se de gravetos; utilização de pedras para quebrarem sementes e frutos duros; e outros tipos de ferramentas adaptadas, usadas inclusive para caçar alguns pequenos mamíferos.

Machos dessa espécie podem se unir para manter a liderança sobre o grupo, ou roubar a posição do líder. Para intimidar os rivais, eles se demonstram agressivos, com vocalizações altas, agitações de galhos e até mesmo o ataque.

Os chimpanzés machos podem fazer pares com fêmeas, mas a promiscuidade é comum na espécie. Há casos em que a fêmea copulou 50 vezes com 14 machos diferentes em um só dia. Estes animais tem orgasmos e vocalizações específicas de cópula. Na verdade, são conhecidos 34 tipos diferentes de vocalizações nesta espécie.


Características Físicas?

O esqueleto é menos maciço que o do gorila. Pode-se dizer que o esqueleto do chimpanzé é semelhante ao do homem, exceto pela formação característica do quadril. Em comum com o homem ele têm as reações serológicas (ou sanguíneas) análogas, a possibilidade de enxerto testicular e a semelhança das circunvoluções do cérebro. Eles têm até mesmo um esboço da circunvolução de Broca, que é a sede da palavra no homem. Os machos adultos possuem espáduas largas, tronco maciço. O tórax, bastante musculoso, é pouco abaulado. Os braços, muito longos, descem abaixo dos joelhos e são menos musculosos que os do gorila.

Os dedos, grossos, fortes e rugosos, são muito longos e unidos por uma membrana até à metade da primeira falange. O polegar é curto e delgado; o médio é o maior dos dedos.

Eles têm a tíbia fina e a batata da perna pouco aparente, os seus pés são achatados, com o grande artelho longo e grosso, nitidamente destacado dos demais. Mais parece uma mão do que própriamente um pé. Desloca-se quase sempre sobre os quatro membros, mantendo o corpo em posição oblíqua, como os demais antropóides.


Comportamento?

Bonobos e chimpanzés possuem um modo de viver muito semelhante como o nomadismo e a presença de machos dominantes.

Porém apresentam gritantes diferenças: na sociedade dos chimpanzés parecem prevalecer mais o autoritarismo do macho dominante. No entanto, dentro do próprio grupo existe os "golpes de estado", constantemente um chimpanzé jovem une-se com outros para matar o macho dominante (O próprio pai, caso o grupo for pequeno) e assim assumir o poder. É comum ver o macho dominante cair em ciladas e ser morto. O chimpanzé, dentre todos os grandes primatas, é o único, além do homem, é claro, a apresentar o comportamento de matar o próprio semelhante por causa do poder. Outro comportamento típico de homens e chimpanzés é o tratamento dado às fêmeas. Enquanto nos outros grandes primatas a fêmea é protegida e cortejada, nos chimpanzés e em algumas sociedades humanas, ela é reprimida e espancada. Já nos bonobos reina a lealdade ao líder, o respeito pelas fêmeas e até um pouco democrática (o macho dominante é escolhido pelo grupo de fêmeas, e nem sempre as decisões são tomadas unilateralmente pelo líder).

As relações entre as fêmeas, tanto de bonobos como as de chimpanzés, são bem amistosas. É comum observar que algumas fêmeas cuidam por um certo momento dos filhos de outras, tal como o comportamento humano.


Inteligência?

O primeiro cientista a se preocupar com a inteligência dos chimpanzés foi o professor Wolfgang Köhler (1887-1967), ele fez experiências testando a inteligência do símio.

Uma experiência de Köhler comprovou o poder de memória do chimpanzé. Vários teste confirmam uma inteligência significativamente elevada comparada por vezes com a das crianças humanas de até 3 anos.

Após as experiências de Köhler, outros chimpanzés foram estimulados a desenvolver a capacidade mental. Alguns aprenderam a linguagem dos surdos e mudos e a parti daí comunicaram-se com os seres humanos. Recentemente um bonobo chamado Kanzi, de 23 anos, foi criado aprendendo a comunicar com humanos. Este domina a linguagem dos surdos e mudos, sendo até capaz de usar o teclado de um computador para escrever, exprimindo os seu pensamentos. Estudos e experiências realizadas com chimpanzés, revelaram nessa espécie da ordem dos primatas, uma inteligência bastante aguçada.


Dieta?

A dieta varia com as estações do ano. Mais de 250 tipos de fruta fazem parte da alimentação dos chimpanzés. Os mamíferos que fazem parte da dieta dos chimpanzés são outros primatas (12 espécies), gulungos  um antílope africano, potámoquero  porco selvagem de África, cabritos, roedores e procávias. Os chimpanzés usam algumas plantas para o que tem vindo a ser descrito como fins medicinais. Os investigadores conseguiram isolar um agente anti-tumoral de uma destas plantas.

A dieta é composta por:
Fruta, 45-76%;
Folhas, 12-45%;
Flores, 1-18%;
Sementes, 1-11%;
Presas animais, (incluíndo mamíferos, 10 espécies de aves, formigas, térmitas, vespas, e larvas) e galhos, 0-5%.


Distribuição?

Os chimpanzés podem ser encontrados numa vasta área da África Central e África Ocidental, desde a Nigéria, a Norte, até ao território de Angola, a Sul e a Oriente podem ser encontrados até na Tanzânia e Quénia. Floresta, árvores e água são factores importantes para as comunidades de chimpanzés. Contudo, existem alguns grupos destes animais a viver acima dos 2000 metros de altitude onde, apesar de não haver árvores, os chimpanzés adaptaram-se às condições e habitam grutas.

Estes animais vivem em grupos que podem ser pequenos, com 5 ou 6 animais, ou bastante numerosos, com cerca de 100 animais. Na sociedade dos chimpanzés existe um escalonamento hierárquico bem definido. Se algum elemento do grupo o desrespeitar, fica sujeito às sanções que o macho dominante do grupo entender, que podem ir desde uma simples repreensão, até à violência física, ou mesmo ao afastamento do grupo.


Estado de conservação?

A espécie encontra-se em perigo de extinção. Apesar do vasto território que ocupam, estes animais têm sido dizimados pelos humanos com a caça ilegal, quer para alimentação, quer para a produção de amuletos para a medicina tradicional. Muitos são ainda capturados e utilizados nos circos ou noutros espectáculos afins, ou mesmo para serem criados como animais de companhia. As guerras, que sistematicamente assolam esta região, têm vitimado muitos animais, aumentando o número de órfãos. Por outro lado, o stress que estas situações provocam nas fêmeas tem reduzido muito a natalidade nessas zonas. Actualmente, existem cerca de 150.000 chimpanzés a viver em liberdade.